Produtora se apoia na Cocamar para crescer

quinta-feira, Setembro 12, 2019

Na primeira viagem oficial do Rally Cocamar de Produtividade, promovida na segunda-feira (9/9) ao norte do Paraná, foi visitada uma produtora em Rancho Alegre, norte do Paraná, que se sobressai pelo seu protagonismo e também a participação cooperativista: Mirian Cristina Neumann.

Convidadas: Nessa viagem que foi conhecer gestão feminina, o Rally teve três convidadas: Gabriela Renicz, analista de inovação, Lorena Betiati, analista de comunicação, e Vanessa Urataki, analista de CRM, todas da administração central da Cocamar.

Patrocinadores:  O Rally conta com os seguintes patrocinadores: Spraytec, Sicredi, Basf e concessionária Zacarias/Chevrolet (principais), Sancor Seguros, Cocamar TRR, Texaco Lubrificantes, Elanco e Altofós Suplemento Mineral Cocamar (institucionais), Cesb, Aprasoja/PR e Unicampo (apoiadores).

Rancho Alegre: No município de colonização germânica que fica a 82,4km de Londrina, na divisa com o estado de São Paulo, Mirian, de 33 anos, é a sucessora do pai Alfons Aloysius, de 83. Casada com o médico Aníbal Eumann Mesas, ela já faz a gestão de 17 alqueires [41 hectares] da propriedade da família, de 70 alqueires [169,4 hectares], onde cultiva soja e milho. O pai descende de alemães que adquiriram as terras em 1943.

Maquinário: Formada em administração de empresas e agronegócio, a produtora tem se estruturado para depender menos de maquinários de terceiros. No ano passado, recorrendo a recursos do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) ela adquiriu um trator John Deere com GPS e piloto automático e, recentemente, uma plantadeira da mesma marca. Com isso, poderá efetuar as operações sem atrasos, o que antes era comum por depender da disponibilidade de máquinas. A plantadeira conta com sistema de gerenciamento de plantio e sensor para alertar o operador em caso de falhas.O gerente da Cocamar Máquinas em Cornélio Procópio, João Martinho Carneiro, acompanhou a visita do Rally a Rancho Alegre, acompanhado de Ricardo Luiz de Araújo, consultor estratégico de negócios.  

Sustentável: As máquinas próprias vão possibilitar também que Mírian se aprofunde em um trabalho mais sustentável a partir do próximo ano, quando pretende implantar o consórcio formado por milho de inverno e capim braquiária, seguindo uma recomendação da Cocamar.

Cooperativa forte: Segundo ela, ao adquirir em meados deste ano a concessão John Deere para o norte do Paraná, a Cocamar se fortaleceu ainda mais na região. “Eu acredito muito na cooperativa, especialmente porque ela vem proporcionando bons resultados aos produtores”, afirma.

Tecnologias: Sempre interessada em conhecer e aplicar novos conhecimentos e práticas para melhorar o desempenho da lavoura, a produtora é orientada pelo engenheiro agrônomo Elvis Lorenzetti, da unidade local da Cocamar. “Só o fato de Mirian ser receptiva a tecnologias, já faz uma grande diferença em seu trabalho”, comenta ele.

Entre as únicas: Desde pequena acompanhando o pai no campo, Mírian tomou gosto pela atividade e ainda é uma das únicas mulheres a comandar uma propriedade rural no município. “Enfrentei preconceito no início, mas isso já é página virada”, diz. Ela faz parte de um recém-criado grupo de produtoras de cidades do norte do Paraná que participam da gestão de negócios rurais. (Imprensa Cocamar)



Share
Whatsapp logo