Passo a passo para comprar máquinas agrícolas sem erro

quinta-feira, Novembro 14, 2019
Maquina John Deere Colheitadeira S430

Investir em máquinas agrícolas se mostra cada vez mais necessário para agricultores que buscam aumentar a produção e otimizar os processos durante o dia a dia no campo.

O problema é que muitos produtores acabam adquirindo esses equipamentos sem o devido planejamento, deixando de levar em conta diversos fatores importantíssimos para garantir que a compra seja realmente efetiva.

Um investimento incompatível com suas necessidades pode ser extremamente prejudicial para os rendimentos do seu negócio, comprometendo a eficiência e os resultados do trabalho. 

Para que você possa aproveitar todo o potencial que a tecnologia é capaz de proporcionar em relação às máquinas agrícolas, é preciso garantir que o investimento seja feito com segurança e sem erro, por esse motivo, preparamos um conteúdo com tudo o que você deve levar em conta antes de comprar máquinas agrícolas.

 

 

Colheitadeira John Deere S430 máquina

 

 

Antes de falarmos especificamente dos veículos, é preciso levar em consideração algumas características que servirão como base para que você possa identificar quais maquinários agrícolas são compatíveis com suas demandas. 

Com isso em mente, responda às seguintes perguntas:


Qual a dimensão da sua propriedade?

O tamanho da sua propriedade, assim como as condições em que ela se encontra, se relacionam diretamente com a produtividade das máquinas. Em razão disso, é preciso saber identificar quais equipamentos são os mais compatíveis e adequados para suprir as necessidades do seu terreno.

Escolher uma máquina agrícola inadequada pode gerar gastos maiores com combustível, dificuldade nas operações e frustração dos operadores, implicando em grandes despesas e prejudicando os lucros do seu negócio. 
 

Qual o tamanho da sua produção?

Outro aspecto que também deve ser levado em consideração é o tamanho da sua escala de produção. 

Estar totalmente ciente do equilíbrio entre o porte da sua propriedade e o volume da sua demanda produtiva, permitirá que você priorize equipamentos que possuam especificações técnicas apropriadas para o seu contexto.

Para exemplificar a importância dessas duas características, confira o exemplo abaixo: 

Suponhamos que você esteja buscando por uma colheitadeira, nesse caso, é preciso levar em conta os tipos de grãos que serão cultivados, a quantidade de produção e o tamanho da área em que você opera na propriedade. 

Com essas informações em mente, você será capaz de analisar todas as características presentes nos diferentes modelos de maquinário, podendo assim, identificar quais alternativas vão garantir maior produtividade e menor índice de perda. 

 

Colheitadeira máquinas John Deere


 

O que analisar antes de comprar máquinas agrícolas?

Características do motor 

O motor é sem dúvidas um dos pontos que devem ser verificados de maneira minuciosa antes de comprar máquinas agrícolas.

A potência de um motor é medida por cavalo vapor, mas muitos produtores acabam caindo no erro de usar apenas essa potência como parâmetro de escolha. 

Não que essa característica não seja importante, motores de alta potência são extremamente eficientes e capazes de proporcionar excelentes resultados, porém, esse não deve ser o único aspecto para se levar em conta.

Para descobrir qual a potência de motor adequada, é preciso considerar as características do seu terreno (como abordamos no tópico anterior) e a atividade que será praticada pelo equipamento. 

Por exemplo, se você tiver uma propriedade pequena, investir em um maquinário com motor de alta potência aumentará os custos operacionais.

Ao mesmo tempo que, se você investir em um equipamento com capacidade menor do que a necessária para a sua demanda, também terá que arcar com custos complementares.  

Outro aspecto extremamente importante de ser analisado é o da transmissão, item responsável pela comunicação entre a potência do motor e as rodas e que permite uma variedade maior de opções relacionadas a quantidade de marchas, capazes de proporcionar mais conforto e maiores possibilidades para a realização das atividades.

Esses aspectos se aplicam em diferentes modelos de máquinas agrícolas, como por exemplo tratores:

 

Maquinário John Deere Trator 5E
Trator John Deere série 5E
John Deere trator estreito 5EN
Trator Estreito da John Deere série 5EN

 

 

E pulverizadores:

 

Pulverizadores Autopropelidos John Deere M4025
Pulverizadores Autopropelidos John Deere série M4025
Pulverizador John Deere
Pulverizador John Deere

 

Gasto de combustível 

Essa dica também se aplica para qualquer tipo de maquinário, pois o combustível é responsável por representar boa parte do custos em uma atividade agrícola.

Por exemplo, se você está em busca de comprar plantadeiras, priorizar modelos mais econômicos te ajudará a ter melhores resultados consumindo quantidades menores de combustível, diminuindo assim, seus gastos operacionais.

 

Cabine 

Ter uma cabine confortável e que proporcione ao operador uma visão ampla do terreno é um requisito imprescindível e que também deve ser levado em consideração na hora de comprar máquinas agrícolas. 

Dê preferência a equipamentos que possuam uma cabine ergonômica, com menos vibrações e que proporcione praticidade e segurança para o operador durante os processos do dia a dia.

Clicando aqui, você pode conferir alguns exemplos de máquinas agrícolas que contam com as melhores cabines do mercado.

 

Segurança

Esse é um dos aspectos mais importantes para se analisar antes de comprar máquinas agrícolas.

Para garantir que o operador não sofra e nem cause nenhum tipo de acidente, busque por máquinas agrícolas produzidas por empresas de confiança.

Essas empresas utilizam da tecnologia e da inteligência para produzir veículos capazes de proporcionar mais segurança para o operador.

 

O que vale mais a pena: investir em máquinas agrícolas novas ou usadas? 

Responder essa pergunta não é tão simples quanto parece. 

Máquinas agrícolas usadas contam com a vantagem de terem preços mais baixos em relação às novas, podendo ser uma ótima opção para o produtor que conta com um orçamento menor para investir. 

Porém, quem opta por investir em um equipamento usado, deve ter um cuidado reforçado antes de efetivar a compra, conferindo todos os aspectos da máquina e verificando se elas se encontram em um estado compatível com a sua demanda. 

Para garantir mais segurança na compra, é imprescindível que você analise todos os pontos e utilize uma plataforma confiável para buscar por máquinas usadas.

Entretanto, optar por máquinas agrícolas novas também carregam alguns benefícios únicos como o de contar com peças recém saídas de fábrica, maior garantia e melhores condições de pagamento.  

Mas para que você possa decidir qual a melhor alternativa entre máquinas novas ou usadas, será preciso pesquisar por diversas opções e analisar o custo-benefício de cada uma delas. 

Colocando todas as informações na balança,  ficará muito mais fácil chegar a uma conclusão para essa pergunta.

Levando em conta todos esses aspectos, você poderá comprar máquinas agrícolas com mais segurança e sem erro. Investir em máquinas agrícolas pode trazer muitas soluções para produtores de diferentes segmentos, proporcionando vantagens como: automação de processos, mais conforto, maior produtividade e rentabilidade, entre outras. 

A Cocamar Máquinas é uma concessionária da John Deere que está presente em diversos municípios. 

Clicando aqui, você pode conferir uma grande variedade de opções com as melhores máquinas agrícolas do mercado!



Share