Safra de soja: 7 pontos fundamentais para conseguir uma boa colheita

segunda-feira, Novembro 25, 2019
Maquina colheitadeira John Deere safra de soja

Para garantir os melhores resultados na safra de soja, é preciso estar consciente de diversos fatores que influenciam na produção do grão de maneira geral.

Com isso em mente, preparamos um conteúdo com 7 pontos fundamentais para quem busca conquistar uma boa colheita. 

Seguindo todos esses tópicos, você poderá garantir os melhores resultados na sua safra de soja.

Vamos lá? 

 

1. Pré-Safra de soja

Para alcançar uma safra de soja que se destaque pela sua qualidade e quantidade, é preciso realizar um planejamento antecipado, levando em conta diversas questões que são cruciais para o sucesso do plantio.

É preciso avaliar as condições disponíveis para realizar os processos operacionais, como por exemplo a quantidade de funcionários e as condições gerais das máquinas disponíveis.

Além disso, o planejamento financeiro também se mostra essencial para os produtores que almejam os melhores resultados.

Isso acontece porque quando o produtor tem total consciência das suas despesas, ele se torna capaz de idealizar metas viáveis, além de evitar surpresas financeiras desagradáveis.

Também é preciso planejar cada uma das atividades com antecedência, dessa forma, você terá total controle sobre cada uma das etapas. 

 

2. Preparação do solo 

Este é outro ponto muito importante para se levar em conta na hora de conseguir uma boa safra de soja.

Procure analisar o nivelamento do solo que você usará para o plantio, solos bem nivelados tornam as colheitas mais eficientes. 

Outro aspecto importantíssimo deste tópico está na análise de possíveis vermes presentes na área do plantio, identificar essas pragas com antecedência será essencial para que você possa tomar providências a fim de tornar o solo adequado.

Também é preciso ter controle das plantas daninhas, pois elas podem atrapalhar bastante as operações de colheita. Identificar quais plantas daninhas estão presentes nos solos e a quantidade das mesmas vai te ajudar muito na hora de fazer um planejamento para contê-las.

 

3. Pulverização

O processo de pulverização é extremamente importante, porém carrega uma complexidade que deve ser levada em conta pelos produtores que buscam desenvolver uma boa safra de soja

Elementos como umidade relativa do ar, temperatura, luminosidade e diversos outros aspectos do clima podem influenciar completamente na eficiência da pulverização. 

Procure realizar esse processo em momentos do dia onde a temperatura esteja abaixo de 30ºC, com umidade relativa do ar acima de 55% e com a velocidade do vento entre 3 e 10 km/h.

Busque utilizar pulverizadores que ofereçam soluções inteligentes para o processo. Os pulverizadores da John Deere, por exemplo, foram desenvolvidos para proporcionar maior produtividade, aplicações com mais eficiência e ampla cobertura de insumos. 

Além disso, os sistemas individuais de pulsos presentes nos pulverizadores da John Deere garantem que cada metro quadrado carregue a mesma taxa de aplicação, evitando o desperdício e otimizando cada cota da operação.

Quer saber mais informações sobre os pulverizadores da John Deere? Clique aqui para conferir agora mesmo!

 

4. Temperatura e umidade do solo 

A temperatura do solo é outro ponto extremamente importante e relacionado diretamente aos resultados da safra de soja.

Podemos afirmar que a temperatura média do solo deve permanecer entre 20ºC e 30ºC, sendo 25ºC a temperatura mais adequada. Por meio desse cuidado, você evitará lentidão no processo de germinação e emergência. 

Vale lembrar que, para que a germinação seja mais eficiente, é preciso que a umidade do solo esteja entre 50% e 85%.

 

5. Plantio

No momento do plantio, é preciso estar consciente de alguns pontos muito relevantes que vão impactar diretamente nos resultados da safra de soja

Um dos pontos principais dessa etapa é o que compreende a população ideal de plantas por hectare (que fica entre 250 e 300 mil), para garantir essa população, é preciso distribuir em média de 12 a 14 sementes por metro linear (em fileiras com 0,45 cm de distância).  

Além disso, na hora de estabelecer o espaço uniforme, não deixe de optar por sementes de boa qualidade e escolha plantadeiras capazes de proporcionar os melhores rendimentos. 

As plantadeiras da John Deere, por exemplo, foram projetadas com tudo o que há de mais inovador em soluções de plantio, unindo agilidade, economia e maior precisão no momento da operação. Garantindo o melhor desempenho na safra de soja.  
 

6. Colheita

Busque fazer a colheita quando os grãos estiverem com taxa de umidade entre 13% e 15%, essa é a margem ideal para garantir que não haja perdas durante o recolhimento. 

Fique atento pois quando a soja é colhida antes de atingir a umidade ideal, as chances de ocorrer quebras de grãos são maiores, ao mesmo tempo que os grãos podem perder a qualidade se a colheita demorar muito para se feita. 

Contar com colheitadeiras modernas também te ajuda a melhorar o desempenho da sua colheita, os modelos S700 da John Deere, por exemplo, foram desenhados para garantir mais produtividade e menor índice de perdas, através de recursos e sistemas inovadores que garantem alta performance de maneira automatizada. Clique aqui para conhecer em detalhes!

 

7. Equipamentos de qualidade em todos os processos 

O último tópico que vamos abordar neste post é um dos mais importantes, pois ele está presente em basicamente todas as etapas do processo da safra de soja

É preciso não só contar com máquinas agrícolas de qualidade, mas também mantê-las reguladas de maneira adequada para os processos operacionais necessários. 

Contar com máquinas que se ajustam às suas necessidades vai te ajudar a simplificar e automatizar as tarefas, além de garantir maior produtividade e aproveitamento dos grãos em cada uma das etapas. 

 

A Cocamar conta com as máquinas agrícolas da John Deere. 

Referência no segmento, as máquinas da John Deere foram desenvolvidas para contemplar todas as necessidades dos produtores do campo, garantindo a melhor qualidade dos grãos por meio de soluções inteligentes que estão presentes em todos os equipamentos.

Confira com mais detalhes todas as opções de plantadeiras, pulverizadores, colheitadeiras e tratores clicando aqui!

 

Conclusão 

Para garantir uma boa colheita, é preciso se planejar para ter um solo adequado, sementes de qualidade e máquinas que contemplem todas as necessidades operacionais.

Levando em conta todos os pontos levantados neste conteúdo, você terá excelentes resultados na sua próxima safra de soja. 



Share