Cocamar Máquinas Lança Projeto “Propriedade do Futuro”

quinta-feira, Junho 4, 2020

É indiscutível que a agricultura atual e futura está profundamente ligada à conectividade e ferramentas de agricultura de precisão. Cada vez mais os agricultores vão querer “tirar mais do mesmo talhão” e para isso a informação e o entendimento do que está acontecendo na propriedade é fundamental. Diante desse desafio, a Cocamar Máquinas lançou o programa “Propriedade do Futuro” que visa unir toda a tecnologia proporcionada pela conectividade e pela agricultura digital com a aplicação prática no campo.

Em conjunto com a equipe técnica da Cocamar Cooperativa Agroindustrial estão sendo mapeados todos os produtores que intencionam ampliar os conhecimentos sobre agricultura de precisão e passar a utilizar todas as tecnologias disponíveis, tanto as embarcadas nas máquinas como as plataformas digitais, para geração de dados e consequentemente melhor gerenciamento das propriedades.  Existe uma infinidade de dados já disponíveis armazenados nos monitores das máquinas que levam o produtor a entender melhor o que está acontecendo na sua propriedade. Estes dados, devidamente analisados e interpretadas transforma-se em informações, que são insumos valiosíssimos para tomada de decisão e consequente otimização do resultado na fazenda.

Os produtores que estão aderindo ao projeto recebem visita dos especialistas de soluções integradas do concessionário, em conjunto com a equipe técnica da cooperativa. Nessa visita é definido um plano de trabalho, onde escolhe-se os talhões que serão analisados e tratados com as tecnologias de agricultura de precisão. Uma vez definido (s) o (s) talhão (ões), é feito o cadastro nas plataformas digitais para análise e interpretação dos mapas de colheita e NDVI e então definidas as zonas de manejo para coleta de solo e investigação das variabilidades e tratamentos. Paralelo à esse trabalho, é feito uma inspeção e checagem no parque de máquinas para que os equipamentos estejam otimizados para as aplicações e colheita. Finalmente é tratado a questão da conectividade, instalando MTG nas máquinas para que as mesmas recebem as prescrições e gerem as informações necessárias para gerenciamento da frota de das operações.

O programa Propriedade do Futuro é também estratégico pois contempla o tema inovação no planejamento de 5 anos da Cocamar Cooperativa Agroindustrial e contempla também duas exigências da efetividade da Fase 3, que é a Fazenda Modelo e relacionamento com a comunidade agronômica. Várias propriedades já estão no projeto, o qual pode ser conferido na reportagem televisa feita na Fazenda Flor Roxa, conforme link https://www.youtube.com/watch?v=gP3i1HqHuF0



Share