Especialistas debatem Soluções em Pulverização no 7° Ciclo de Debates, Cocamar

quarta-feira, Agosto 5, 2020

A 7ª edição do Ciclo de Debates Cocamar, promovida na tarde de quinta-feira (30/7), debateu Soluções em Pulverização e foi coordenada pelo gerente de vendas da concessionária John Deere em Maringá, Marcelo Mondego, com a participação de três convidados: João Paulo Freitas e Flávio Dojas, especialistas da John Deere, e Luciano Stefeni, da empresa Pla do Brasil.

No início, ao fazer sua saudação, o vice-presidente de Negócios da cooperativa, José Cícero Aderaldo, citou que o tema foi proposto pela equipe da concessionária e disse também que o Ciclo de Debates “é uma forma de contribuir para a construção do conhecimento dos produtores. A boa escolha dos detalhes da pulverização é fundamental para o sucesso da lavoura”.

Ao discorrer sobre fundamentos agronômicos da pulverização, João Paulo deixou claro que essa operação tem papel fundamental no trato cultural, sendo a etapa que mais impacta no potencial produtivo da lavoura. “O investimento com pulverização varia de 700 a 1 mil reais por hectare”, ilustrou, emendando que a mesma precisa ser bem feita, atingindo o alvo com a quantidade necessária, de forma bem distribuída e com o mínimo possível de perdas, sem contaminar o meio ambiente. “A relação agronômica é muito importante nesse quesito, havendo, na Cocamar, uma interação entre produção e mecanização.” A função das pontas, explicou, determinam a vazão (volume de aplicação), produzem as gotas no tamanho desejado (qualidade) e proporcionam a distribuição do líquido (uniformidade), sendo que a vazão de uma ponta depende do tamanho do orifício e da pressão de trabalho.

Quando ouve um produtor afirmar que a ponta (bico) custa caro, João Paulo salienta que ela representa apenas 2% em média do valor do volume dos defensivos. Segundo ele, um pulverizador de 49 pontas, por exemplo, demandará um desembolso de 147 pontas que, cotadas a R$ 45 cada, totalizam R$ 2.209.

Flávio Dojas, por sua vez, enfatizou que com uma boa seleção de pontas, o pulverizador, propriamente, se tornará um mero acessório. E informou que o aplicativo ApplyPlus, disponível para Android e IOS, pode auxiliar o produtor a fazer a seleção das pontas.  

Por fim, Luciano Stefeni falou sobre a Pla do Brasil, a primeira companhia fabricante de pulverizadores autopropelidos da América Latina, fundada em 1975 na Argentina, onde se tornou líder de mercado, tendo sido adquirida pela John Deere em 2018. Possui unidades industriais em Las Rosas, no país vizinho, e Canoas (RS). Segundo ele, a PLA veio para complementar a linha de pulverizadores oferecidos pela John Deere, que tem como uma de suas principais estratégias, a longo prazo, oferecer um portfólio completo de produtos agrícolas e fornecer tecnologia para a agricultura de precisão e soluções de forma eficaz.

PRÓXIMO ENCONTRO

O 8º encontro do Ciclo Cocamar de Debates, programado para às 19h do dia 13 de agosto com o tema “Desafios e Oportunidades do Agronegócio”, vai ser coordenado pelo vice-presidente de Negócios da cooperativa, José Cícero Aderaldo, tendo como convidados Luiz Lourenço, presidente do Conselho de Administração, e Paulo Herrmann, presidente da John Deere Brasil. 



Share
Whatsapp logo