Primeira estação meteorológica é entregue em Ivatuba

segunda-feira, Maio 31, 2021

Uma estação meteorológica específica para fornecer informações sobre precipitação, umidade relativa do ar e temperatura ambiente foi entregue no início da tarde de sexta-feira (28) em Ivatuba  – entorno de Maringá - por representantes da Cocamar Cooperativa Industrial e da concessionária Cocamar John Deere, ao cooperado Ângelo Celestino.  

 Sorteio - O produtor foi um dos dois contemplados do sorteio realizado durante a Safratec Digital (a feira tecnológica promovida todos os anos pela cooperativa) que em 2021 aconteceu em fevereiro. O outro ganhador é do município de Prado Ferreira, região de Londrina.

 Aprimorar - Victor Palaro, coordenador de Agricultura Digital da cooperativa, comenta que o equipamento “chega para aprimorar ainda mais o trabalho da família Celestino, reconhecida pela forma sustentável com que conduz sua atividade”. Há mais de 20 anos o produtor, ao lado do filho Sidnei e a filha Tânia, implementa um bem sucedido programa de rotação de culturas e suas colheitas de grãos são marcadas por altas médias de produtividade.

 Inteligente - O gerente corporativo de Agricultura de Precisão da concessionária, Bruno Guidi, destaca que “a estação é uma solução que facilita as operações na propriedade, contendo sensores integrados de alta performance para a coleta de dados destinados à condução inteligente da lavoura”.

 Decisões mais assertivas - Fabricado pela empresa Metos, o equipamento começa a ser difundido pela concessionária nas regiões onde atua – norte e noroeste do Paraná – para auxiliar os produtores a tornarem ainda mais assertivas as suas tomadas de decisões.  

 Alta tecnologia - Os dados coletados são enviados para a plataforma FieldClimate, que pode ser consultada a qualquer hora através de um dispositivo móvel. Segundo o fabricante, o sistema da estação é equipado com alta tecnologia e um mecanismo de auto-limpeza que torna sua manutenção simples e rápida. O suprimento de energia da estação é garantido através de uma placa solar de fábrica que trabalha com o mínimo de luz solar disponível. Com o equipamento é possível avaliar precisamente as condições de um determinado talhão ou gleba, auxiliando na tomada de decisão de manejo do produtor. No final de semana, o aparelho registrou a ocorrência de 79 mm de chuva na propriedade da família Celestino.

 Na entrega - Além de Palaro e Guidi, participaram dessa primeira entrega Emerson Nunes, gerente técnico da Cocamar, Fábio Belezi, representante da Metos, André Aguilera, supervisor do Centro de Soluções Conectadas, e Bruno Rafael, consultor em Agricultura de Precisão, os dois últimos da concessionária Cocamar John Deere.

Imagem (da esquerda pra direita):
Bruno Guidi - Gerente corporativo de Agricultura de Precisão
Emerson Nunes - Gerente Técnico da Cocamar
Angelo Celestino - Cooperado Cocamar
Sidnei Celestino - Cooperado Cocamar
Fabio Belezi - Metos
André Aguilera - Supervisor do Centro Soluções Conectadas
Bruno Rafael - Consultor em Agricultura de Precisão



Share
Whatsapp logo