Treinamento inovador da Cocamar Máquinas surpreende produtores

quarta-feira, Setembro 1, 2021

Produtores especialmente convidados participaram na noite de terça-feira (31/08) em Cambé, no pátio da Cocamar Máquinas Concessionária John Deere, de um treinamento sobre aplicação pré-plantio que chamou a atenção pelo seu formato e a tecnologia empregada.

Os veículos foram chegando e estacionando em frente a um telão, com os ocupantes orientados a permanecerem em seu interior. Em tempos de pandemia, foi a fórmula encontrada para transmitir conhecimento técnico aos proprietários de máquinas sem que houvesse aglomeração. Para isso, na entrada, todos receberam pipoca, água e outros alimentos.

“Não queremos simplesmente vender máquinas, nosso papel é, também, levar informações para que os produtores saibam utilizá-las com eficiência e com isso tenham os melhores resultados em suas lavouras”, comentou o superintendente da Cocamar Máquinas, Arquimedes Alexandrino, ao fazer a abertura. Para Marcos Balsan, coordenador de Serviços John Deere, que também se pronunciou, o objetivo de realizações como essas “é fazer com que todos se motivem ainda mais a buscar o máximo de aproveitamento das máquinas, que oferecem muitas tecnologias”.

O Superintendente Arquimedes Alexandrino, durante a abertura do evento.

Superintendente Arquimedes Alexandrino, durante a abertura do evento.

 

Em sua palestra, cujo teor os participantes captaram pelo rádio dos veículos,  o gerente corporativo de serviços Heliotérico de Morais começou falando sobre as diferenças entre aplicação e pulverização. “A pulverização quebra o defensivo em um grande número de gotas que são lançadas nas plantas”, disse, frisando que as mesmas podem ser grossas ou finas. O tamanho delas é influenciado pelo tipo da ponta, sendo que quanto maior a pressão, menor é o tamanho das gotas. E, dependendo da velocidade, 40% da eficiência do defensivo acaba sendo prejudicada devido a evaporação, entre vários outros fatores. Heliotérico fez uma explanação inicial para concentrar as orientações, posteriormente, nos detalhes técnicos dos equipamentos, fazendo referência, por exemplo, ao monitor Gen 4 4600 CommandCenter, que apresenta maior capacidade de ajustar e monitorar os parâmetros e informações relevantes para garantir que a execução da operação tenha a qualidade desejada.

 

..

Heliotérico de Moraes, Gerente Corporativo de Serviços, durante o Workshop.

 

Os produtores elogiaram a iniciativa. Para Vinícius Ouba, de Assaí, essa inovadora forma de treinamento surpreendeu e, em resumo, contribui para que os proprietários de máquinas se mantenham bem informados a respeito das novidades em tecnologias e a melhor maneira de utilizá-las.  Para Marcos Costi, de Bela Vista do Paraíso, que foi ao evento acompanhado de Michel Costi, o produtor tem que aproveitar essas oportunidades. “Temos que dar foco à melhoria constante do nosso trabalho, sempre há muita coisa que podemos acrescentar.”

Ao final, na saída, para complementar a programação, todos receberam pizzas.



Share